Gyrotonic®

A metodologia permite ao praticante alongar e fortalecer músculos, enquanto, simultaneamente, estimula e revigora os tecidos conjuntivos em volta das articulações do corpo, melhorando o sistema neuromuscular. Ela também é utilizada para aliviar dores nas articulações e melhorar a amplitude de movimento. 

Os movimentos circulares, espiralados e ondulados que o caracterizam ajudam a aumentar a capacidade funcional da coluna, contribuindo com a consciência esférica e tridimensional, resultando em equilíbrio. 

Terapeutas e médicos indicam a metodologia para reabilitar lesões e aliviar condições crônicas que não obtiveram sucesso com outros métodos de tratamento. O sistema é inteiramente ajustável e atende às necessidades de diferentes populações, com tipos de corpo e níveis de força variados. A mesma resistência constante, na Handle Unit (banco) e na Pulley Tower (torre), com a redução tripla nas polias, elimina completamente as travas que ocorrem no início e no fim dos exercícios executados no equipamento convencional, quando muitas lesões ocorrem. 


Fisioterapia preventiva

Você sabia que temos mais de 100 músculos somente na coluna? A fisioterapia preventiva utilizada como base de tratamento aqui na Magalhães clínica une o Pilates Clínico, o Gyrotonic e o CoreAlign desenvolve todas essas capacidades físicas, melhora sua postura (fortalecendo os músculos específicos para cada padrão individual) e diminui drasticamente a incidência de dores e lesões de origem osteomusculares.


CoreAlign

O sistema CoreAlign permite que o CORE(centro de força) estabilize os músculos para que trabalhem no timing perfeito, melhorando postura, equilíbrio e movimento funcional. 

Ele exige, 100% do tempo, o controle inicial destes músculos centrais de extrema importância para a estabilização da coluna vertebral.


Estabilização Lombo Pélvica 

O Stabilizer  é um medidor criado para ser empregado em exercícios de estabilização em todas as partes do corpo. Sua utilização na avaliação da tarefa de retração dos músculos abdominais, principalmente, fez com que se tornasse fundamental nos tratamentos de distúrbios do sistema muscular local em pacientes com lombalgia. 

O paciente concentra-se em aprender a dissociar estes movimentos do quadril no movimento compensatório da região lombo-pélvica, por exemplo. Os exercícios são realizados, em primeiro lugar, com a retração da parede abdominal para ativar o centro de força (CORE) e essa contração deve ser mantida durante toda manobra de sustentação, ao mesmo tempo em que se mantém um padrão respiratório normal. Os movimentos devem ser feitos lentamente com ênfase na precisão e no controle, mostrado visualmente no mostrador do sensor. 

Dependendo da patologia apresentada nesse estágio podemos aliviar os sintomas, devido sua eficácia na proteção articular da região lombar, através da ação muscular da mesma. Este programa é extremamente necessário para um desempenho de alto nível.


Dry Needling – Agulhamento à Seco

O tratamento envolve uma agulha através da pele, a fim de desativar fibras musculares tensas que geram dor. Nessa técnica, o conhecimento mais importante encontra-se na anatomia e fisiologia muscular e na compreensão da formação dos “pontos-gatilho”. 

Esses “pontos-gatilho” ou miofasciais são regiões do músculo que, por algum motivo, estão sendo mal irrigadas de sangue, formando assim nódulos enrijecidos. Essa situação pode ser ocasionada por má postura, excesso ou falta de atividade física ou ainda por estresse emocional. Quando realizamos um estímulo na fibra muscular no local do “ponto-gatilho”, o sangue que anteriormente não chegava até ele volta a circular, desfazendo o nódulo de tensão. De acordo com a American Physical Therapy Association, “pontos-gatilho” foram identificados em vários diagnósticos, incluindo:

  • Enxaquecas.
  • Distúrbios relacionados ao uso computador.
  • Disfunção da coluna vertebral.
  • Síndrome de dor regional complexa.
  • Tendinite.
  • Patologia do disco intervertebral.
  • Disfunção articular.

Liberação Miofascial

A liberação miofascial é uma técnica de terapia manual do método Rolfing, que consiste no reequilíbrio muscular, através da palpação profunda dos tecidos conjuntivos e musculares. Este tecido ao longo do tempo, com as tensões diárias, práticas de atividades físicas e a má postura pode apresentar-se retraído, tenso e com contratura, tendo como resultado dores crônicas, desordens de flexibilidade e limitações na amplitude de movimento. O benefício desse tratamento é proporcionar a reorganização das fibras musculares e o relaxamento global para melhorar a funcionalidade do corpo de forma abrangente e contínua.