No momento, você está visualizando O papel da Fisioterapia no Surf

O papel da Fisioterapia no Surf

A paixão pelo Sur leva muitos surfistas a passarem horas ininterruptas dentro da água, remando em busca de ondas perfeitas procurando aperfeiçoar suas manobras. Mas a prática do surf assim como a de outros esportes leva a sobrecarga nas estruturas do corpo humano, quando não bem instruído por profissionais da saúde ou ainda, quando as horas de treino passam do ideal. Como exemplo destas sobrecargas, temos o problema de DORES LOMBARES.

Houve vários casos de surfistas profissionais que tiveram que se afastar da sua vida profissional, por algum tempo, submetendo – se a tratamentos, devido às dores nas costas. Sem falar na grande quantidade de surfistas que ao redor do mundo sofrem com este problema e não sabem sequer como proceder para saná-lo ou mesmo preveni-lo.

Dependendo do tipo de onda e praia que este surfista frequenta, é muito comum que ele passe mais tempo remando do que “pegando onda” de fato. Isto Significa que a musculatura lombar passa a maior parte do tempo em isometria, ou seja, em contração na posição de extensão. Um grande erro é achar que fortalecer essa mesma musculatura é o caminho – Nem sempre!!! Muitas vezes, tudo o que esta coluna precisa é sair desse estímulo. Trabalhar a mobilidade articular dessas vértebras, “soltar” as 24 articulações móveis que temos na coluna!

Vamos fazer uma analogia rápida: seu joelho é uma articulação que flexiona e estende como movimentos principais. Sua coluna vertebral possui 33 vértebras (33 articulações, 33 “pequenos joelhos”), que flexionam, estendem, fazem rotação, inclinação e ainda misturam estes movimentos entre elas. Será que damos a devida atenção à isso tudo?

O melhor caminho é avaliar cada caso, mas estimular a mobilidade articular e trabalhar a musculatura estabilizadora que vai dividir a sobrecarga desta lombar com absoluta certeza vai contribuir para este caso de dor!

Por fim, vale enfatizar que a FISIOTERAPIA não é apenas reabilitação no esporte; é sim preventiva também, afinal, surf é sinônimo de saúde; e saúde é Qualidade de Vida!

Este post tem um comentário

  1. Cláudia Silva Latessa

    Ótimo espaço, profissionais atenciosos.
    Gostei demais fui atendida pela Gabriele excelente profissional

Deixe um comentário