Diferente do que muitos pensam, a incontinência urinária não é um problema exclusivamente de idosos, e pode acometer jovens, homens, e até crianças. E de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, uma em cada 25 pessoas desenvolve a incontinência. Além disso, as mulheres tem duas vezes mais probabilidade de apresentar a condição que os homens, por conta da gravidez, do parto e de disfunções hormonais. Após a menopausa, cerca de 40% das mulheres perdem urina involuntariamente.
Muito importante falarmos também, sobre a qualidade de vida da mulher que apresenta a patologia. A perda involuntária de urina é capaz de causar sofrimento e angústia, constrangimento e exclusão social.
Pode interferir em diversas áreas, como a prática de atividade física, bem estar mental, trabalho, social, relação sexual e até mesmo na forma de se vestir. E mesmo nestas condições, a maioria das mulheres
se sentem constrangidas em falar sobre o assunto e até mesmo de procurar ajuda médica.
É importante falarmos que a incontinência urinária não deve interferir na rotina. Quando isso acontece, é importante buscar um profissional e eliminar fatores que estejam agravando a situação. O tratamento depende do tipo, da gravidade e da causa. É possível investir em tratamento pouco invasivo e que ainda melhora a qualidade de vida. Um destes tratamentos é feito através de fisioterapia do assoalho pélvico, que pode ser indicada antes, como prevenção, ou após a cirurgia, indicada em casos mais avançados.
A fisioterapia pélvica consiste em fortalecer os músculos do assoalho pélvico para impedir a perda involuntária de urina. E para que seja realmente eficaz, o profissional deve ensinar ao paciente, exercícios que devem ser feitos em casa também. Além de evitar bebida alcoólica e cigarro, eliminar o excesso de peso e manter uma dieta saudável.
Todas essas medidas contribuem para o controle da incontinência urinária e também proporcionam melhora na qualidade de vida.
Magalhães Clínica – Saúde e Bem Estar
Rua Jacuricí, 47 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 01453-030
Tel: (11) 3167-6895
Aberta de segunda à sexta, das 08h00 às 20h30
www.magalhaesclinica.com.br
Instagram e Facebook: magalhaesclinica