Seu tempo dormindo é mais importante do que você imagina!
Insônia é o sono não reparador e insatisfatório, distúrbio que prejudica a capacidade de adormecer ou de manter o sono durante toda a noite, atinge entre 20-40% da população.
As poucas horas de sono fazem com que o atleta ou esportista tenha reflexos menos precisos e tomem decisões mais lentamente, prejudicando e muito nas tomadas de decisões rápidas em competições.
Sabemos que a quantidade ideal de horas é individual, mas temos um mínimo aceitável para que aconteça o processo de recuperação. Na falta desse momento seu corpo sofre consequências como:
- Distúrbios de memória;
- Ansiedade, depressão e irritabilidade;
- Baixo rendimento físico e profissional
Para os atletas de um modo geral, é fato que, quase todos os distúrbios do sono são prejudiciais para o processo de recuperação que reduz o desempenho físico.
A atividade física de um modo geral facilita que o sono seja reparador, mas o treino excessivo também pode ser fator de distúrbios do sono. Ou seja, a moderação é caminho para tudo e para todos os tópicos que envolvem a busca pela qualidade de vida!
Atenção à postura: Levando em conta que passamos um terço da vida dormindo, as sobrecargas podem ser relevantes.
Enquanto dormimos nosso corpo entra em relaxamento, perde-se o controle da musculatura do corpo, por isso, o uso de posições adequadas, travesseiros e colchões são tão importantes. O travesseiro como suporte na altura apropriada ao seu biotipo, fazendo com que a postura de descanso favoreça o alinhamento da coluna, além de evitar contraturas do tecido muscular, que podem ser lesões extremamente prejudiciais para um atleta. Como, provavelmente, já aconteceu com você ou alguém próximo.
Recomendação: A posição mais indicada para se dormir é sempre em decúbito lateral, lembrando que é importante alternar os lados. Utilize um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. E outro entre os joelhos, que deverão permanecer semiflexionados. Veja a orientação nas fotos, e avalie se você está cuidado da sua postura favorecendo na melhora do sono.
Cuide-se!