A postura perfeita faz com que você realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer!
Convidamos mais uma vez nossa parceira e fisioterapeuta Natalia Barjud, que escreveu sobre a reeducação postural e da importância de manter a saúde de sua postura.
Em breve síntese, a Reeducação Postural Global trabalha com o ajuste da postura, reeduca e reforça a conscientização da percepção do paciente, com o reequilíbrio de alongamentos globais e da musculatura que sustenta a coluna vertebral, tendo em vista o tratamento das deformidades diárias decorrentes do encurtamento e rigidez do sistema musculoesquelético, sua indicação abrange os desvios posturais, dores osteomioarticulares, doenças ocupacionais, cefaleias, contratura da musculatura respiratória, alívio do estresse, ansiedade e muitas outras patologias.
Atualmente sabe-se que o padrão de inatividade, estresse e má postura estática (parado) ou dinâmica (em movimento), pode haver desequilíbrio muscular e há um desalinhamento postural e em todo o sistema muscular, podendo apresentar alterações nas curvaturas fisiológicas, encurtamentos musculares, dores e piora na qualidade de vida. Trazem a longo prazo, ao ponto de vista biomecânico, sobrecarga, desgaste e dor.
O benefício da melhora da postura é, sem dúvida, trazer ao paciente uma estabilidade muscular global, melhora da tensão muscular, reequilíbrio estático e dinâmico e melhora da funcionalidade para qualquer atividade de vida diária e esportiva.
Já no esporte como o Surf, a flexibilidade, propriocepção, equilíbrio, alongamento, força, agilidade e técnica, são princípios básicos para um bom desempenho esportivo, sem riscos de lesões que possam comprometer o aparelho musculoesquelético.
As articulações mais fragilizadas nesse esporte como a coluna vertebral, ombros, joelhos e tornozelos, devem ser focalizadas para uma busca do realinhamento, reequilíbrio e estabilização dos segmentos para que não sofram sobrecargas durante as manobras de impacto e futuramente incapacitem o atleta de treinar e competir. O tratamento RPG pode ser indicado sem limite de idade, mas é necessário uma avaliação criteriosa do fisioterapeuta, para mensurar as alterações e realizar um atendimento individual e personalizado de acordo com as limitações, permitindo com que os músculos se automatizem a ficar em posições fisiologicamente corretas, no cotidiano, para uma vida saudável, livre das dores, durante as sessões os bons resultados são evidentes e os ganhos são imediatos.
NATALIA BARJUD-FISIOTERAPEUTA | CREFITO – 3/191445-F