No momento, você está visualizando A prática esportiva e a cartilagem

A prática esportiva e a cartilagem

A cartilagem é um dos tecidos de grande importância presente em nosso corpo. É por conta da degeneração da cartilagem que algumas doenças articulares aparecem.

Alguns exemplos comuns de tecidos cartilaginosos: menisco, disco intervertebral, lábio glenoide (estrutura da articulação do ombro), disco intervertebral. Agora que você se deu conta da importância da cartilagem, vamos falar mais sobre o assunto.

Qual a relação da cartilagem com a prática esportiva? Por que as degenerações articulares acontecem?

As degenerações articulares acontecem quando há grande solicitação mecânica, ou seja, muito uso da articulação e do componente genético (como todas as outras patologias). Em geral, atletas são pessoas que procuram estar próximos de seus limites anatômicos e fisiológicos, em busca do aperfeiçoamento constante. Muitas vezes o corpo relata esta sobrecarga através do desgaste da cartilagem, comprometendo o sistema articular.

meniscal

Por isto, a lesão da cartilagem é o maior temor do atleta. Vamos entender o porque:

As superfícies das articulações sinoviais são responsáveis pelo movimento, ele acontece perfeitamente quando existe este tecido (a cartilagem) para que os movimentos aconteçam de forma fluida, sem crepitações. Os músculos produzem os movimentos que provocam deslizamento destas articulações, que acontecem por meio da cartilagem.
Além disso, tem a função de absorção de cargas, lubrifica e absorve choques.

Mais uma vez vamos enfatizar a correção dos movimentos funcionais no esporte que você pratica, e a reeducação postural para manter as articulações bem posicionadas, prevenindo sobrecargas nesta região. Trações e fortalecimento junto a este conceito costumam ter ótimos resultados aqui na clínica.

Além disso, em alguns casos a terapia medicamentosa pode ser um auxílio. O ácido hialurônico, sulfato de glicosamina e o sulfato de condroitina, são substâncias que melhoram este tecido. Algumas pesquisas sugerem a absorção de água por esta estrutura, funcionando como uma “esponja” de proteção e de absorção.

Esta matéria serve para alertar para a prevenção, pois este tecido em nosso corpo não possui capacidade eficaz de recuperação e regeneração. Quando a dor articular aparece, já é um mau sinal. Um corpo com a musculatura equilibrada é sempre uma ótima forma de prevenção!

Cuide-se, viva da melhor maneira possível!

Camile Magalhães
www.camilemagalhaes.com.br
___________________________________________
FISIOTERAPEUTA | CREFITO 3/69656-F
Especialista em Afecções da Coluna vertebral
Rua Jacurici, 47 |Itaim Bibi | São Paulo | CEP: 01453-030
11. 95640-5005 | 11. 3167-6895

Deixe um comentário