A dor de cabeça pode estar relacionada a diversos fatores, todos estamos sujeitos a ter pelo menos uma vez na vida uma crise de dor de cabeça.
Mas hoje iremos falar sobre a dor de cabeça causada pela má postura, que aparece por conta de maus hábitos que cometemos no dia a dia e nem percebemos.
Atualmente as dores de cabeça provenientes de má postura são muito comuns, as causas estão relacionadas aos maus hábitos das pessoas, como por exemplo, o uso excessivo de celular. Os casos de “text neck” (pescoço de texto) são cada vez mais comuns nos consultórios, geralmente causando dores na cabeça, ligadas a tensões na nuca e no pescoço, isso ocorre devido ao tempo que o paciente fica inclinado na mesma posição (indevida) para ficar olhando a tela do celular. Essas dores podem ser levadas para o braço e ombro, são chamadas de cefaleias cervicogênicas.
Também é muito comum hoje em dia sentir tais dores na cabeça por conta de estresse, ansiedade e tensão ou torcicolos. Essas causam dor unilateral na altura dos olhos, e na região lateral e posterior da cabeça, alterações na cervical (do pescoço e da nuca) geralmente é uma das principais causas, elas podem estar relacionadas a alguma doença cervical como, hérnia de disco, osteoartrose, ou contraturas, torcicolos e problemas posturais que levam a dores fortes na cabeça.
A cefaleia cervicogênica, que afeta na maioria dos casos as mulheres, em um ou nos dois lados da cabeça, pode causar também náuseas e sensibilidade à luz. Existe uma dificuldade para diagnosticar esta dor, já que pode ser muito bem confundida com a enxaqueca e a cefaleia tipo tensão, os tratamentos para trata-las não beneficiam a dor de cabeça da coluna.
Quando diagnosticado, o mais indicado é procurar um fisioterapeuta, que irá corrigir a postura. E em alguns casos é indicado unir a fisioterapia a tratamentos de técnicas de relaxamento manual, como a quiropraxia e massagens relaxantes.
Faça-nos uma visita e indicaremos o melhor tratamento para você!
Para quem teve a sorte de não ter tido nenhuma dessas dores, é indicado que se previna! Não é preciso muito, todos devem relaxar a musculatura, se alongar e praticar exercícios regularmente. Mude seus hábitos, se movimente, tente excluir de sua rotina alguns vícios maléficos à saúde. Somente assim contribuirá para a nutrição da coluna.