No momento, você está visualizando Lesões no Joelho

Lesões no Joelho

O Joelho é umas das articulações mais estudadas no esporte. Uma lesão nos joelhos pode atingir qualquer um dos seus ligamentos, tendões ou bolsas sinoviais que envolvem a sua articulação, bem como os ossos, cartilagens e ligamentos que formam o conjunto articular.

Já no surfe, devido às atuais manobras que estão cada vez mais complexas, as lesões nos joelhos têm sido cada vez mais frequentes. Isso pode ocorrer durante uma manobra feita de saltos com rotação da cintura pélvica e das articulações dos joelhos. A falta de fortalecimento dos grupos musculares das pernas pode ser atribuído a este quadro.

5

Dor e inchaço são os principais sintomas da lesão, mas varia a cada caso, também é comum a dificuldade para apoiar o pé no chão, esticar ou dobrar completamente a articulação.

No caso da lesão parcial do ligamento cruzado, lesões não relevantes de menisco e lesão dos ligamentos laterais, normalmente é indicado pelo médico o tratamento com anti-inflamatório, bolsa de gelo e fisioterapia. Quando o caso é rompimento do ligamento, luxação patelar com episódios repetitivos por exemplo, a única solução é costurá-lo através de cirurgia.

Para o tratamento cirúrgico ou conservador (fisioterapia) é importante avaliar a resistência do membro inferior, ajustes posturais, desiquilíbrios musculares, estabilidade da articulação, e assim traçar um tratamento específico para que o atleta tenha a possibilidade de voltar a praticar o esporte o mais rápido possível.
Em estudo feito com surfistas dos EUA e Austrália constatou que de 13 a 15% das lesões superficiais ou profundas acontecem nos joelhos, mas geralmente, de gravidade baixa, poucos com necessidade de tratamento profissional, internação hospitalar ou intervenção cirúrgica.

Outro estudo avalia a força do músculo quadríceps de doze surfistas masculinos que praticam o esporte há mais de 10 anos, e compara com os resultados de pessoas não treinadas.

Os valores de resistência do nosso grupo de atletas além de serem superiores é referido na literatura como apresentando um bom estado de treino. Em vista destes resultados pode-se concluir que, uma formação específica de longa duração como o surf vai mudar as características de resistência dos músculos do quadríceps, apesar de que nenhum dos surfistas tenham empreendido um extenso treinamento de força para a extremidade inferior.

 

 

 

Deixe um comentário