A Coluna Vertebral influencia a saúde do sistema nervoso, músculos e órgãos internos, mesmo com estas características a atenção à coluna vertebral é negligenciada. Esportistas, atletas e frequentadores de academia dão mais importância às pernas e braços, por exemplo, por serem regiões esteticamente mais importante do que para o fortalecimento da musculatura da coluna.
Outro motivo é por pouco apreciarem os exercícios específicos para a coluna vertebral.
Não posso deixar de citar também o receio de alguns profissionais, quando o individuo apresenta histórico de hernia discal ou crise pré existente. Por conta do medo de sobrecarregarem com os exercícios, o que traz piora a situação devido a fraqueza localizada na região.
A forma mais segura de fortalecer esta região é o Fortalecimento do centro, muitas vezes chamado de Estabilização Lombar. Esta técnica tem sido usada para treinamento e também como um regime terapêutico para o tratamento de dor nas costas. Ou seja, é usar o fortalecimento dos músculos que fazem a sustentação da coluna minimizando o uso da articulação da mesma, ou seja, sem movimentos que exigem grande mobilidade articular num primeiro momento.
Estabilidade do centro do corpo e o seu controlo do motor tem sido mostrado que dão o “start “ dos movimentos funcionais, conforme necessário nas modalidades esportivas. Esportistas usam o centro de força para melhorar o desempenho e prevenir lesões não somente na coluna, como também nos outros membros.
É comum aqui no consultório receber atletas ou esportistas que possuem estes músculos trabalhados, porém não é apenas a força adequada dos músculos abdominais, extensores da coluna vertebral, glúteos ou qualquer outra musculatura. O fator mais importante neste caso, é que esta estabilização do centro seja realizada através de uma coordenação precisa destes músculos. Para esta análise os Fisioterapeutas usam o Stabilazer, um aparelho que ajuda na precisão deste controle.
Os grupos dos músculos abdominais, glúteos, do quadril, e eretores da espinha trabalham em conjunto para fornecer a estabilidade vertebral, deste conjunto os principais são os:
- Transverso do abdome;
- Glúteo médio;
- Multifidus.
Definição de Músculo: Tecido orgânico que através da contração muscular produz um movimento no organismo animal.
Do conjunto dos músculos mais importantes para a estabilização da coluna escolhemos alguns para descrevê-los:
Multifidos: Músculo da coluna que possui capacidade de controle fino dos movimentos das vértebras lombares do atleta. O Multifido
é o maior músculo que atravessa a junção lombo-sacra, sugerindo que ele seja o músculo mais capacitado a oferecer sustentação nesta região. Curiosamente ele fica na região L4 e L5 (4º e 5º vértebra Lombar) e L5 e S1 ( 5º vértebra e 1º sacro), onde justamente
ha maior incidência de patologias na coluna, sugerindo que devemos dar mais atenção a ele.
Transverso abdominal: O próprio nome já diz que esta musculatura é transversal, que se estende de um lado para o outro, proporcionando
um cinturão de sustentação. É uma musculatura que aguenta permanecer muito tempo em contração e alguns estudos comprovam que atletas que possuem esta proteção tem menos lesões não so na coluna como em outras estruturas do corpo.
Glúteo Médio:
Apesar de pouca importância dada aos músculos da região glútea, eles também tem seu papel, não só estético.
Estudos mostram que esta musculatura localizada na lateral do quadril, ao ser fortalecida é
uma ferramenta útil para prever a ocorrência de dor nas costas em atletas com e sem história de dor lombar, quando fortalecido traz menos “jogo” nos movimentos da estrutura, do quadril e da região lombar.
Nossas fotos mostram poucos dos muitos exercícios que ativam os músculos do centro! Bom trabalho!