No momento, você está visualizando Qualidade de Vida
23389021 - health

Qualidade de Vida

A expressão qualidade de vida foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos Lyndon Johnson em 1964, ao declarar que “os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas”.

O interesse em conceitos como “padrão de vida” e “qualidade de vida” foi inicialmente partilhado por cientistas sociais, filósofos e políticos. O crescente desenvolvimento tecnológico da Medicina e ciências afins trouxe como uma consequência negativa a sua progressiva desumanização. Assim, a preocupação com o conceito de “qualidade de vida” refere-se a um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida.

23389021 - health

Assim, a avaliação da qualidade de vida foi acrescentada nos ensaios clínicos, ou seja, no âmbito cientifico, como a terceira dimensão a ser avaliada, além da eficácia (modificação da doença pelo efeito da droga) e da segurança (reação adversa à drogas); tópicos analisados com maior frequência nas pesquisas.

A oncologia foi a especialidade que, por excelência, se viu confrontada com a necessidade de avaliar as condições de vida dos pacientes que tinham sua sobrevida aumentada com os tratamentos propostos, já que, muitas vezes, na busca de acrescentar “anos à vida”, era deixada de lado a necessidade de acrescentar “vida aos anos”.

Bullinger e cols. consideram que o termo qualidade de vida é mais geral e inclui uma variedade potencial maior de condições que podem afetar a percepção do indivíduo, seus sentimentos e comportamentos relacionados com o seu funcionamento diário, incluindo, mas não se limitando  a sua condição de saúde e as intervenções médicas.

Em um nível abstrato, alguns autores têm considerado que existe um “universo cultural” de qualidade de vida, isto é, que independente de nação, cultura ou época, é importante que as pessoas se sintam bem psicologicamente, possuam boas condições físicas e sintam-se socialmente integradas e funcionalmente competentes.

A definição de qualidade de vida é definida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (whoqol group, 1994).

O reconhecimento e a avaliação da qualidade de vida é baseada em seis domínios:

– domínio físico,

– domínio psicológico,

– nível de independência,

– relações sociais,

– meio ambiente,

– espiritualidade / religião /crenças pessoais.

Avalie seus costumes e acredite na forma de buscar “vida aos anos”, cuide-se hoje sem esperar pelo amanhã.

 

 
Referencias
Rev Bras Psiquiatr, 21 (1), 1999 19
Desenvolvimento da versão em português do instrumento de
avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100)

Deixe um comentário