No momento, você está visualizando Dieta funcional

Dieta funcional

A medicina atual já provou que bons hábitos alimentares podem prevenir e até curar algumas doenças.

Incluindo alguns alimentos funcionais em sua dieta você pode corrigir a falta e excessos de nutrientes.

Alimentos funcionais são aqueles que auxiliam o funcionamento do intestino, eliminam toxinas e queimam gorduras. Além disso potencializam os exercícios e ainda podem diminuir o cansaço e dores de cabeça.

healthy-456808_1920

A lista destes alimentos é enorme, selecionamos alguns para que você possa incluir em sua próxima compra:

Azeite de oliva

O azeite possui propriedades e vitaminas que previnem doenças e melhoram o aspecto da pele, o mais indicado é o extra virgem pois possui diferentes vitaminas: A, D, K e E.

Os principais benefícios no corpo e na saúde são: Ação antioxidante, por conta das vitaminas poderosas sua pele ficará longe das rugas, além disso quem tem a pele seca pode utiliza-lo como um hidratante facial.

O azeite de oliva também é um alimento rico em gorduras monoinsaturadas, aquelas que ajudam a conter o mau colesterol (LDL – Lipoproteína de Baixa Densidade).

Esses são só alguns dos benefícios, mas nada de exageros no consumo, pois o azeite possui cerca de 90 calorias por colher de sopa. É indicado que se consuma aproximadamente 30g de azeite por dia.

Aveia

Além de muito saudável a aveia é um alimento de fácil digestão e que não provoca alergias, por isso pode ser consumida por qualquer pessoa.

É composta por cálcio, ferro, vitaminas e carboidratos. Há vários estudos que comprovam que seu consumo ajuda a controlar a glicemia, a pressão arterial e o colesterol.

Deve ser consumido de 40 a 60 gramas por dia.

Chá verde

Contem catequinas e antioxidantes que combatem os radicais livres. Além de acelerar o metabolismo devido a cafeína presente no chá, auxiliando assim na perda de peso.

O chá verde também melhora a função celular do sistema circulatório.

Quantidade recomendada: de 4 a 6 xícaras por dia.

Linhaça

Esse grão pequeno possui grande quantidade de ômega 3 e fibras.

Considerada um alimento funcional traz benefícios para o coração, intestino e até previne alguns tipos de câncer. Mas um de seus maiores benefícios é o auxílio no emagrecimento, pois suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue, reduzindo assim o acumulo de gordura no corpo.

Possui também vitamina E, que combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

Recomendado consumir 1 colher de sopa por dia.

Gengibre

Alimento termogênico, favorece o sistema digestivo, respiratório e circulatório.

A raiz é utilizada na culinária e medicina, possui diversos benefícios terapêuticos: têm ação bactericida e desintoxicante. Além de ser um alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

O gengibre também é referência quando falamos em problemas estomacais, combate enjoos, gases e indigestão. Auxilia também na digestão de alimentos gordurosos

E sendo um alimento anti-inflamatório ainda pode ser usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, tosse e bronquite.

Pode ser consumido cru, em chás, sucos ou até mesmo em conserva.

Consumo de 2 a 4 gramas por dia.

Para se beneficiar da dieta funcional é necessário que o consumo desses alimentos seja regular, pois estes funcionam somente quando associados a uma dieta equilibrada.

É importante lembrar que somente médicos podem diagnosticar doenças e indicar tratamentos.

Deixe um comentário