Um dos principais fatores que limitam a vida de um idoso é a falta de equilíbrio. Na maioria dos casos o desequilíbrio acontece entre 65 e 75 anos de idade. Isto pode provocar quedas, podendo levar a fraturas.
Por isso os exercícios de equilíbrio são tão importantes, principalmente nessa fase, tais exercícios aumenta a autonomia e confiança.
melhora a disposição para realização das tarefas diárias como subir escadas, melhorando assim a qualidade de vida.
Porém não devemos associar os problemas de equilíbrio apenas aos idosos, já que estes podem estar associados à outros fatores como a tontura.
O fisioterapeuta poderá auxiliar com exercícios que irão estimular a movimentação da cabeça e dos olhos, e nos movimentos que treinam o equilíbrio das pernas estimulando o sistema proprioceptivo (receptores localizados nos tendões e articulações).
Os exercícios de percepção serão benéficos para o relaxamento e reeducação do músculo.
Inclua em sua rotina exercícios de equilíbrio simples, que não exijam muito esforço, em casa mesmo. Como por exemplo, simular uma caminhada sem sair do lugar e girar a cabeça de um lado para o outro ao mesmo tempo.
Outro exercício pode ser feito com o auxílio de uma cadeira, com a postura ereta flexione o joelho tirando o pé do chão e leve o tornozelo o mais alto que conseguir, é importante que somente o joelho seja flexionado, a coxa deve permanecer imóvel. Este exercício fortalecerá a musculatura da região posterior da coxa e da panturrilha.
Você também pode desenhar uma linha reta no chão e tentar andar sobre ela colocando um pé em frente do outro.
O quarto exercício fortalece a musculatura da região posterior da coxa e da região glútea. Fique mais ou menos 40 cm afastado da cadeira ou de qualquer outro apoio que tenha escolhido com os pés um pouco afastados um do outro. Erga a perna para trás sem flexionar os joelhos, por aproximadamente 3 segundos, é importante que não fique na ponta dos pés e que nem leve o tronco mais à frente, este deve estar inclinado a aproximadamente 45º.
O simples ato de sentar em uma cadeira colocando os braços lado a lado do corpo depois os levantando até que eles encostem na orelha também pode ajudar.
Após um programa de exercícios o equilíbrio deve ter uma melhora moderada, e devem ser praticados pelo menos três vezes por semana.
Este vídeo também mostra um programa de exercícios bem interessante.