A contração muscular acontece quando há uma interação das proteínas contráteis (actina e miosina). A ligação de um impulso neural gerado no sistema nervoso central reflete no músculo em uma região chamada placa motora.
Numa fibra muscular há predominância de proteínas estruturais, sendo a actina e a miosina as proteínas contráteis componentes das miofibrilas.
A mioglobina é outra proteína proteína, semelhante à hemoglobina, que dá cor avermelhada ao músculo e que também se associa ao oxigênio. As substâncias energicamente importante são o glicogênio (reserva), a glicose, a fosfocreatina e o ATP. Como são células de excepção ricas em enzimas, íons de cálcio e fosfato livres.
Tipos de contração musculares
Todas as contrações musculares podem ser classificadas como isométricas ou isotônicas. As isométricas ocorrem quando a tensão desenvolvida é dentro do músculo, mas os ângulos articulares permanecem constantes. Elas podem ser imaginadas como estáticas, já que pode ser desenvolvida uma quantidade significativa de tensão no músculo para manter o ângulo articular numa posição relativamente estática ou estável.
As contrações isotônicas envolvem desenvolvimento de tensão por parte do músculo para originar ou controlar o movimento articular e podem ser imaginadas como contrações dinâmicas, já que os ângulos articulares mudem. O tipo isotônico de contração muscular é ainda subdividido em concêntrico e excêntrico, dependendo se ocorrerá encurtamento ou alongamento.
Contração Concêntrica: o músculo se encurta e traciona outra estrutura, como o tendão, reduzindo o ângulo de uma articulação.
Contração Excêntrica: quando aumenta o comprimento total do músculo durante a contração, provocando um “alongamento” enquanto o músculo está sob tensão de uma força externa.
Contração Isométrica: servem para estabilizar as articulações enquanto outras são movidas. Gera tensão muscular sem realizar movimentos. É responsável pela postura e sustentação de objetos em posição fixa, por exemplo: no Pilates os músculos do centro de força que formam um cinturão de proteção na coluna vertebral trabalham na maior parte do tempo com esta contração, ou seja, uma contração constante.
A seguir veja um vídeo com alguns tipos de contrações trabalhando em sinergia durante um agachamento: