A coluna vertebral protege a medula e nervos espinhais, suporta o peso do corpo, fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça, exerce um papel importante na postura e locomoção, além de servir de fixação para as costelas, cintura pélvica e os músculos do dorso.
A coluna é formada por 33 vértebras, cujo conjunto tem a função de apoiar outras partes do esqueleto. Cada vértebra é constituída de corpo, forame e um processo espinhoso, um prolongamento delgado da vértebra, e ligada às demais por articulações denominadas discos intervertebrais. Esses discos são formados por um material fibroso e gelatinoso, composto por um núcleo pulposo e ânulo fibroso. São eles que dão ao indivíduo a mobilidade necessária para a locomoção e atuam como amortecedores.
A sobreposição das vértebras, umas sobre as outras, forma um canal vertebral que segue as diferentes curvaturas da coluna. Ele é largo e triangular nas áreas em que a coluna possui maior liberdade de movimento, como nas regiões lombar e cervical. Porém, esse canal se torna pequeno e arredondado quando chega às regiões onde há limitações dos movimentos, como a região torácica. Ele também serve de depósito para a medula espinhal do indivíduo, responsável pela comunicação com o sistema nervoso periférico por meio dos forames intervertebrais.
Devemos ter alguns cuidados com a coluna e manter a postura correta para evitar dores.
É muito comum o problema de má postura aparecer em quem fica sentado o dia todo de forma incorreta.
É importante prestar atenção em alguns sinais que podem indicar de que a postura não está boa, por exemplo, se olhar no espelho e observar se um ombro está mais elevado que o outro, ficar atento se um solado do sapato está mais desgastado que o outro.
Alguns métodos podem ser praticados em benefício a coluna e para manter uma boa postura, são eles: Pilates, Fisioterapia e RPG, além de promover uma conscientização do corpo que irá prevenir dores futuras.
Este vídeo nos mostra alguns cuidados e dores mais frequentes na região da coluna: